Superando crises
- Carla Fernandes
- 3 de nov. de 2015
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de dez. de 2019
Recentemente temos ouvido muito sobre crises, crise hídrica, crise elétrica, crise econômica, crise política... Um cenário não muito otimista. E o que fazer diante das crises?
Seja uma crise que atinge a população ou talvez uma crise nos negócios ou pessoal, a questão é que todos, em alguma situação presente ou futura vão se encontrar em um momento desafiador. E a única coisa que pode determinar o futuro das situações, são as atitudes que vamos escolher por em prática.

Identifique o desafio
O que está gerando o desconforto? É a situação econômica? São as constantes reclamações que recebe dos clientes? É uma concorrência?
Após descobrir cada uma das situações que tem te tirado o sono ou o prazer de fazer o seu trabalho, anote. Agora, faça uma lista de possíveis resultados que podem ser gerados, como no exemplo abaixo:
Pouco recurso financeiro - dívidas, pouca produção, redução de mão de obra, redução da qualidade, falência;
Reclamações de clientes – rejeitar novos pedidos, reclamar com o cliente;
Concorrência – sair do mercado, mudar de endereço;
Essas opções são desanimadoras, não? Porque nesse raciocínio encontramos mais dificuldades. Agora refaça a lista, substituindo os possíveis resultados por possíveis soluções, como na sugestões:
Pouco recurso financeiro – encontrar novas parcerias, fazer novos clientes, reduzir custos, aumentar as vendas;
Reclamações de clientes – identificar o motivo da reclamação, ajustar o produto as necessidades do cliente, fazer pedido detalhado, verificar especificações do produto ao pedido;
Concorrência – baixar preços, aumentar a divulgação da empresa, fazer parcerias;
Com essa nova perspectiva, o objetivo é encontrar soluções e isso permite ter uma nova expectativa sobre o negócio e gerar uma atitude positiva diante das situações mais adversas.
Brainstorming
Se o seu foco está em encontrar soluções, utilize o que você tem de mais poderoso para te dar ideias inovadoras, o seu cérebro.

O brainstorming é uma técnica que pode ser usada em grupo ou individualmente, para encontrar ideias que gerem soluções.
Vale reforçar que uma boa ideia é gerada a partir de várias outras ideias, então, tenha várias a respeito de um assunto e anote, sejam elas engraçadas, fúteis, simples, complexas. Nesse primeiro momento não pode ser gerado discussões ou repressões, como o nome diz, é uma tempestade de ideias.
Se fizer em grupo, permita que os participantes saibam antecipadamente qual é o motivo e objetivo a serem alcançados, assim, todos podem estar inteiramente envolvidos no processo e começarem a desenvolver ideias.
Para a reunião, se puder escolha um local em que as pessoas se sintam mais confortáveis e que gere um ambiente criativo. O coordenador deve permitir e incentivar que o grupo exponha todas as ideias, para poderem selecionar as boas ideias.
Comments