A arte de atender bem
- Carla Fernandes
- 28 de out. de 2015
- 3 min de leitura
Atualizado: 30 de dez. de 2019
Receber bem o público vai muito além de fazer um comprimento, é conseguir ter empatia suficiente a ponto de entender quais são as necessidades do cliente e mesmo na hipótese de não ocorrer a venda imediata, causar uma boa impressão para que em uma próxima oportunidade ele retorne.
E não é raro percebermos que muitas empresas ainda falham nesse ponto, o que gera a perda de muitos clientes, e uma empresa sem clientes está fadada a falência.

Seja simpático
Ninguém gosta de ficar próximo a pessoas rabugentas ou negativas. Cumprimento seus clientes com um sorriso sincero, é perceptível quando o sorriso está na boca, mas não é o que os olhos dizem ou o que o tom da voz diz. O seu comportamento por um todo emite sinais se está sendo verdadeiro ou não.
Se o seu atendimento é mais formal ou vai fechar um negócio, dê um aperto de mão firme que demonstre segurança no que está fazendo e não força. As pessoas querem ter a certeza de terem feito um bom negócio e não sair de uma reunião com a mão doendo, certamente não é a lembrança que você quer deixar.
Não fale mal dos clientes
O quesito número 1 para trabalhar com o público é gostar de pessoas. E cada um tem um jeito e uma aparência diferente um do outro. Independente se concorda ou não com determinados comportamentos, antes, durante e depois de cada atendimento deve estar ciente de ter feito um bom trabalho sem causar nenhum constrangimento ao cliente.
Quem nunca entrou em uma loja e presenciou os atendentes falando mal de alguém que acabou de sair do estabelecimento? É constrangedor e gera um sentimento ruim de que o mesmo ocorrerá no momento em que sairmos pela porta.
Respeite todos, independente da altura, jeito, aparência. Se tiver a preocupação de dar a devida atenção a todos, nunca vai correr o risco de ficar em uma saia justa por uma atitude errada.
Atenda de forma única
Durante o atendimento demonstre atenção ao que o cliente está dizendo e permita que ele se sinta a vontade no ambiente, como uma atitude simples de oferecer um copo de água.
Observe os hábitos de consumo e frequência para poder criar campanhas de marketing mais direcionadas e até mesmo fazer uma ligação informando sobre a chegada do produto à loja.
Seja rápido quando necessário
Em algumas situações o que vai te diferenciar da concorrência não é o preço, mas sim a velocidade e disposição que tem para atender o cliente. Seja em um orçamento online ou presencial, ninguém gosta de ficar muito tempo esperando para ser atendido ou receber um retorno.
Embora em algumas áreas como barzinhos e boates “alimentam” a fila para vender a ideia que o local é muito interessante e merecem a espera, a maioria dos locais precisam ser rápidos durante todo o processo de atendimento, venda, cobrança e entrega, para não passarem a imagem de desorganização.
Conheça o produto
Não tem como falar bem de algo do qual não domina, por isso, é fundamental conhecer o produto, não apenas para efetuar uma venda, mas para ter segurança o suficiente ao falar do produto e de fato ajudar o cliente a fazer uma boa escolha com as características que ele procura.
Tenha uma política de bom relacionamento na empresa
Se você como líder não trata bem seus funcionários, como espera que eles tratem bem uns aos outros e os próprios clientes? Os colaboradores tendem a refletir as políticas de conduta da empresa.
Desenvolva em conjunto com a equipe, um ambiente de trabalho saudável para todos e incentive ações que reforcem conceitos de bom atendimento e relacionamento. Não é necessário que sejam amigos, mas é importante que se portem de forma profissional e respeitosa o tempo todo.
Não basta ter um bom produto, é necessário ter um bom atendimento e pode ser o diferencial para os seus negócios.
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